Por que é importante ter uma bancada ambientalista? Qual o objetivo da Frente Parlamentar Ambientalista? De que forma o meio ambiente pode ser considerado um negócio lucrativo? Qual é o perfil de quem entra para a bancada do meio ambiente?
Por que é importante ter uma bancada ambientalista?
Os políticos brasileiros são eleitos por marketing e não por competências. Quem tem um bom dinheiro para bancar a campanha e tem apadrinhamento, se elege. A consequência disso é uma câmara lotada de pessoas falando bonito e tomando péssimas decisões. Além disso, o nível preocupante da educação no Brasil faz com que não levemos a sério algumas questões. A preocupação com o meio ambiente muitas vezes, é motivo de chacota e de descaso. Nos dias atuais, as pessoas discutem se a terra é plana e dão risada do aumento do plástico nos oceanos.
A bancada ambientalista brasileira ainda é tímida. Quem tem competência para gerenciar resíduos sólidos, está afastado da política. Infelizmente, pessoas com experiência em resíduos têm que se submeter à leis vindas de quem não tem conhecimento algum. Atualmente temos um pouco mais de 200 parlamentares com algum interesse no meio ambiente, de acordo com o quadro de integrantes da frente parlamentar ambientalista da Câmara.
Qual o objetivo da Frente Parlamentar Ambientalista?
As Frentes Parlamentares Ambientalistas dos Estados têm como objetivo assegurar a integração agenda ambiental com a pauta do Legislativo estadual e Distrito Federal. Além disso, deve apoiar políticas públicas e ações governamentais e da iniciativa privada que promovam o desenvolvimento sustentável.
Porém, não se tem visto uma atuação enfática em defesa do meio ambiente, fomentando a temática da sustentabilidade. Infelizmente o que se tem feito é priorizar outros debates em detrimento ao combate às mudanças climáticas. A manutenção de áreas protegidas e a defesa da Amazônia e de sua biodiversidade também ficam de fora.
Para que o desastre não aumente, existe o embate formado pelas ONG’s e sociedade civil contra o retrocesso presente. Mas, o que precisamos hoje?!
Precisamos de articulação política entre os parlamentares com o foco no meio ambiente. Precisamos de Projetos Sustentáveis, com uma agenda ambiental tamanha que o setor ambiental volte a ocupar um lugar de prestígio.
De que forma o meio ambiente pode ser considerado um negócio lucrativo?
É importante salientar diante da sociedade, como um todo, que o meio ambiente é um negócio lucrativo. É possível prevenir danos econômicos, em decorrência de grandes catástrofes ambientais e fomentar a economia a partir de propostas de Gestão. A finalidade dessa gestão se encontra no tripé da sustentabilidade e capaz de gerar desenvolvimento tecnológico. A ciência, que tem nos recursos naturais é responsável por um grandioso parque natural de matéria-prima e diversos ramos da indústria.
Para que a agenda ambiental realmente ganhe forças no cenário político, é imprescindível que a bancada cresça em qualidade. Há a necessidade de aporte financeiro no setor, com o cumprimento da legislação socioambiental.
Qual é o perfil de quem entra para a bancada ambientalista?
Há pessoas que adotam o discurso da bancada do meio ambiente para se elegerem e há pessoas que levam essa questão a sério. A verdade é que a política precisa de pessoas que têm profundo conhecimento em gerenciamento de resíduos sólidos. Mas só o conhecimento não é suficiente. É preciso ter vontade de mudar a política brasileira. Precisamos estimular indústrias de reciclagem, logística reversa e economia circular.
Precisamos colocar no poder pessoas com capacidade técnica e força de vontade. Quem se habilita?
No vídeo abaixo, tivemos o prazer de falar sobre esse tema com nossos convidados do programa Quinta Sustentável. Está realmente imperdível. Confira você mesmo clicando no vídeo abaixo!
O Centro de Treinamento Virapuru é especialista em transformar a vida de pessoas que sonham empreender no mercado de resíduos sólidos.
Conheça os cursos que estão disponíveis para matrícula
Acesse agora.