top of page
Triagem de residuos solidos.jpg

Triagem de Resíduos

A triagem de resíduos é essencial para a gestão eficiente dos resíduos sólidos, separando materiais recicláveis dos não recicláveis. Tecnologias avançadas, como esteiras automáticas e sensores óticos, aumentam a precisão e a velocidade da triagem. Este processo não só melhora a reciclagem, mas também promove a inclusão social, integrando catadores e populações de baixa renda, oferecendo treinamento e oportunidades de emprego.

 

Além disso, a triagem abre oportunidades de negócios, incentivando investimentos em tecnologias de reciclagem e criação de novos produtos a partir de resíduos. A demanda por profissionais qualificados cresce, necessitando de expertise em operação de maquinários e gestão de resíduos. Combinando inovação tecnológica e inclusão social, a triagem é crucial para a economia circular e a sustentabilidade ambiental.

A importância da triagem

O princípio que move todas as indústrias do setor de resíduos sólidos é a pureza do material. Quanto mais puro for, melhor seu valor de mercado e mais recursos estarão disponíveis para investir em máquinas, pessoas e desenvolvimento.

Função:

Uma usina de triagem serve para separar e purificar os resíduos que recebe. A triagem pode ser feita em qualquer tipo de material como RSU, resíduos orgânicos, eletroeletrônicos, e muitos outros.

As usinas de triagem mais comuns são as de RSU, normalmente operadas por cooperativas de catadores de material reciclável. 

PROJETO TRIAGEM DE RSU.jpg

Oportunidades de negócios

Para que possam cumprir seu papel na produção de matéria prima secundária, essas usinas precisam de investimento em infraestrutura, máquinas e equipamentos, treinamento de pessoal e uma boa estratégia de atuação no mercado.

O mercado de triagem oferece grandes oportunidades de negócio para novos projetos, assim como, para melhorar a eficiência e capacidade de processamento de projetos existentes.

Se você deseja investir neste mercado, a Virapuru é a empresa parceira que pode acelerar seu crescimento. Clique no botão abaixo para marcar uma vídeoconferência ou contratar mentoria especializada

Capacitação profissional

Diferentes profissionais da área de resíduos se relacionam com as usinas de triagem. 

Comércio de Recicláveis

Faça o curso de comércio de recicláveis se você está querendo abrir um empreendimento na área ambiental e não tem tempo ou se já trabalha na área e cansou de errar e perder dinheiro. No curso você aprende a localizar bons fornecedores e os melhores compradores de materiais recicláveis. Quais os materiais valem mais e como ter um portfolio diversificado para evitar crises. Você vai aprender a vender para as indústrias.

O curso é ideal para quem quer ter seu próprio negócio ou montar/melhorar o departamento de vendas de usinas de triagem, sejam elas privadas ou operadas por cooperativas.

COSU - Curso Comércio de Sucatas (1).jpg

Comércio de Sucatas

Ideal para quem precisa fazer uma renda extra de forma rápida e eficiente na área ambiental. Você entenderá como o mercado de sucatas funciona e como poderá, sem precisar fazer cursos muito longos, transformar lixo em dinheiro de uma estrategicamente. 

O curso é uma introdução no mercado de recicláveis e introdutório. Apesar disso, muitos dos nossos alunos hoje, tem o seu próprio negócio graças aos conhecimentos aprendidos. 

DRSG - Curso Diagnostico dos resíduos solidos Graviemtria (1).jpg

Gravimetria dos resíduos

A gravimetria é a qualificação e quantificação dos resíduos. Em uma usina de triagem, os materiais precisam ser devidamente verificados para que se possa dimensionar estratégias de aumento de eficiência. 

Com o monitoramento gravimétrico da usina, você saberá indicar o caminho correta para aumentar as receitas do projeto, ajudando assim milhares de pessoas que vivem desta atividade. 

Ideal para estudantes, técnicos e profissionais da área de resíduos que querem buscar uma colocação no mercado ou melhorar seu desempenho na empresa.

PIGRS - Treinamento Curso Profissional Internacional em Gerenciamento de Resíduos Solidos

Profissional do Gerenciamento

O profissional do gerenciamento tem a visão do mercado como um todo. Conhece as demandas, atende empresas e governos e precisa dar soluções para os diversos tipos de resíduos. Quando existem usinas de triagem em sua região, ele consegue promover e melhorar essas iniciativas, integrando estas à outros players do mercado, como recicladoras e indústrias.

O curso PIGRS é ideal para quem gostar de trabalhar de maneira independente em um mercado desafiador. Trazendo soluções inovadoras e sendo reconhecido por toda sociedade como verdadeiros heróis da sustentabilidade.

bottom of page