top of page

Jornada Sustentável

JORNADA SUSTENTÁVEL

Cadastre seus dados para fazer uma viagem no mundo de oportunidades do setor de resíduos sólidos!

Obrigado por entrar em contato! Salve nosso contato comercial@virapuru.com na sua conta para evitar que nossos emails sejam visto como spam.

QUEM É GLEYSSON B MACHADO

Gleysson B. Machado é um dos maiores especialistas em língua portuguesa e com presença digital do mundo em gestão e gerenciamento de resíduos sólidos. Possui expertise em legislação global, tecnologias de processamento, estratégias econômicas, análise de eficiência e riscos para projetos com biodigestão anaeróbia, usinas de reciclagem, triagem e compostagem para implementação de projetos. De forma resumida, é um especialista em transformar problemas ambientais em negócios lucrativos.


Para que a humanidade sobreviva será necessário substituir a economia linear pela economia circular. O caminho para isso passa pela sustentabilidade. Minha missão é levar conhecimentos empresariais de negócios lucrativos para pessoas e empresas que se preocupam e se dedicam a projetos ambientais e sociais.” Gleysson B. Machado

Influências no Brasil

Gleysson B. Machado é brasileiro alemão, oriundo da cidade de Belém no Estado Pará. Filho de uma mãe que conseguiu com muita luta e esforço criar 4 filhos sozinha, em um tempo onde o machismo imperava no Brasil, na década de 70,80 e 90.


De origem de família de classe média baixa, foram inúmeros os desafios para conseguir estudar e se desenvolver. A maior força que recebeu foi de sua mãe, que sempre lhe ensinou sobre o sentido da vida e a necessidade de cultivar sonhos.


“Meu filho, leia notícias do mundo todo, procure ser informado, sonhei em realizar grandes trabalhos. Você um dia irá mudar o mundo” Geny V Bezerra.


Apesar da escassez financeira, minha infância foi muito rica em ensinamentos que marcam minha vida até hoje. Os princípios da sustentabilidade são meus valores pessoais. Gleysson B Machado


Sua mãe nunca mediu esforços para ajudar seus filhos a se desenvolverem pessoal e profissionalmente. Todo o dinheiro que conseguiu na vida, investiu na educação e bem estar de seus filhos. Apesar de quantitativamente não parecer muito, o significado do amor por seus filhos e a completa dedicação foram a maior prova de amor que uma mãe pode dar à seus filhos.


“Nos momentos financeiros mais difíceis, minha mãe jogava na loto e reunia seus filhos para planejar o que faríamos quando ganhássemos o dinheiro da loteria. Eram momentos únicos onde a gente tinha permissão para sonhar o que quisesse. Minha mãe é minha heroína. Minha fonte de inspiração e força. É parte do meu espírito e ainda hoje me motiva a realizar grandes obras” Gleysson B Machado

Criado na Amazônia, no Estado do Pará, sempre teve como opções de diversão os banhos nos igarapés, as brincadeiras de rua com outras crianças e as viagens que sua mãe proporcionava, quando possível.


Durante os primeiros anos, estudou em escola pública na cidade de Capitão Poço, no Pará. A primeira escola foi a EE Ruth dos Santos Almeida. A partir do 5 ano até o fim do ensino médio estudou em escolas particulares. Foi nesse período que viu vários amigos deixarem a escola por não conseguir pagar seus estudos. Foi nesse período que sua mãe deu tudo de si para que isso não acontecesse com seus filhos. E conseguiu!


Ficou o amor pela natureza e a empatia pelo próximo. Dois valores base do conceito da sustentabilidade. Ainda faltava o terceiro valor, a economia.


Formação acadêmica

Depois de um esforço extremamente grande, conseguiu ir para a Alemanha com intuito de fazer faculdade. Mais uma vez, os obstáculos foram inúmeros, mas também monumentais. Todos foram superados e o objetivo maior para a formação profissional foi conquistado.


Em 2007 concluiu a faculdade de Diplom Ingenieur fuer Verfahrenstechnick (Graduação e mestrado em Engenharia Química) pela University of Applied Sciences Frankfurt (Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt) com nota máxima pela defesa de seu trabalho final.


Quando criança e vivendo na pobreza no interior do Estado do Pará, eu comentei com meus amigos que um dia iria estudar na Europa, França ou Alemanha. Na época todos riram, porque naquele momento era impossível. Gleysson B Machado


Sua especialização principal inclui Tecnologias de Geração de Energia com temas sobre Tecnologia Nuclear, Hidrelétricas, Energia Eólica, Células Combustível, Biodigestores, Termoelétricas em geral, Energia Solar, Petroquímica, Integrated Gasification Combined Cycle e Tecnologias de geração com hidrogênio. Sua segunda especialização envolve o estudo sobre engenharia ambiental com temas como Limpeza de Gases, Resíduos Sólidos e Tratamento de Água e Esgoto. Em sua grade extra curricular se especializou em Estudo sobre Polímeros, Engenharia dos materiais e Automação de sistemas industriais.


O que aparentemente é só mais um papel, tem um significado enorme pra mim. Meu diploma de engenheiro químico na Alemanha representa uma vitória dos meus sonhos. Sim, nós podemos conquistar aquilo que sonhamos e queremos. É possível para todos nós. Gleysson B Machado


Qual a minha experiência profissional?

Depois de formado, trabalhou durante cerca de 5 anos como Instrutor Técnico na área de Engenharia Nuclear para a empresa Areva Nuclear Power GmbH, Estatal Francesa e maior construtora de usinas nucleares do mundo, responsável entre outras pela construção da Usinas Nucleares de Angra 3 no Rio de Janeiro/Basil e Oilkiluoto na Finlândia.

Suas principais funções eram:

  • Ministrar cursos de formação em nível de peritos sobre a parte convencional de usinas nucleares (Sistema de Água e Vapor), geração de energia e eficiência energética.

  • Ministrar cursos de engenharia de sistemas e processos sobre os assuntos do circuito primário / reator nuclear e sistemas auxiliares de reatores de água pressurizada (pressurized water reactor - PWR) e reatores de água fervente (Boiling Water Reactor – BWR)

  • Autor técnico de documentação de treinamento para as centrais nucleares na parte convencional de plantas PWR e BWR

  • Coordenador de cursos técnicos de formação para funcionários internos e externos


Trabalhar como Instrutor na Centro de Treinamento de Energia Nuclear da empresa Arena Nuclear Power na cidade de Offenbach-Alemanha foi uma experiência incrível. Mas também foi mais um sonho realizado. Aquele garoto da Amazônia dando aulas sobre energia nuclear em uma multinacional e maior construtora de usinas nucleares do mundo. Obrigado Areva NP GmbH! Gleysson B Machado


Os cursos ministrados por mim para funcionários internos da Areva NP GmbH assim como funcionários de usinas nucleares, possuíam os seguintes conteúdos:

  • Concepção técnica dos sistemas nucleares

  • Estrutura e Função dos sistemas nucleares

  • Termodinâmica e termo hidráulico de projetos

  • Automatização de instrumentação e controle

  • Interação de sistemas em diferentes potências do reator

  • Comportamento durante a inicialização e o desligamento de todo o sistema

Além das funções citadas, organizei eventos internacionais para funcionários da firma que tiveram como público alvo, funcionários da Areva NP da Alemanha, França e Estados Unidos.

Aprendizado na Alemanha

Durante os 23 anos que viveu na Alemanha, conseguiu não somente estar no país mais se integrar na cultura alemã. Se envolveu em eventos culturais e sociais.


Foi muito bom compreender a mentalidade alemã e poder absorver vários aspectos. O povo alemão é muito amigo e sempre disposto a ajudar, apesar de cobrar resultados.


Entre os maiores aprendizados ficaram a capacidade de planejar e organizar melhor as metas e objetivos, ter mais autonomia e buscar os meios para conseguir alcançar resultados de forma ativa e claro, a necessidade de viabilizar economicamente qualquer coisa que quisermos fazer.


Com isso, veio o viés econômico para junto dos valores sociais e ambientais adquiridos no Brasil. Agora a sustentabilidade faz parte íntima da personalidade de Gleysson B Machado.

Somado a tudo isso com a capacidade de sonhar, era hora de mudar o mundo. Construir um mundo melhor para as pessoas e pessoas melhores para o mundo.


“Tudo o que aprendi na vida teve um enorme significado na minha história. Eu sei o quanto esse aprendizado pode ajudar as pessoas atualmente e também as futuras gerações. Faz parte da minha missão, levar esse conhecimento a todos que precisam dele. Fiz dos meus sonhos, a minha vida e minha fonte de renda.” Gleysson B Machado

Por quê me especializei em resíduos sólidos?

Quando a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi sancionada no Brasil em 02 de agosto de 2010, a notícia tomou conta de todos os noticiários do Brasil. Havia uma grande esperança no ar. Esperança de dias melhores para as pautas sociais e ambientais.


Quando eu li a Lei 12.305/2010 tive uma identificação instantânea com tudo o que vi ali. Todos os objetivos e diretrizes da Lei, faziam parte dos meus desejos e objetivos. Eu vi que o Brasil queria construir uma indústria que já existia na Alemanha e que eu poderia contribuir grandemente. Estava claro pra mim que tinha chegado meu momento. Gleysson B Machado

Desde 2010 atua na área de Engenharia com foco na industrialização sustentável do setor de Resíduos Sólidos. Através de sua empresa Virapuru Engenharia e Sustentabilidade LTDA presta serviços de treinamento, engenharia para projetos, comércio e corretagem de recicláveis e indicação de linhas de processamento industrial de resíduos sólidos.


Minhas contribuições para um mundo mais sustentável

Em 2013 criou o primeiro site especializado em resíduos sólidos em língua portuguesa. O Portal Resíduos Sólidos oferece informações técnicas gratuitas sobre diversas metodologias e tecnologias para o setor de resíduos, com exemplos práticos de usinas implementadas na Alemanha, onde estão a grande maioria das parcerias técnicas e financeiras interessadas nesse segmento. Seus trabalhos já são referências para várias Universidades no Brasil sendo inclusive indicado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo – CETESB como referência no setor de Biogás.


Meu trabalho se mistura com meu sonho. Trago a mensagem de que é possível construir um mundo mais socialmente justo, ambientalmente correto sem abrir mão dos bons negócios. Um mundo sustentável! Gleysson B Machado


Em 2015 criou o primeiro site especializado em biogás em língua portuguesa. O Portal do Biogás coloca à disposição de seu público informações técnicas inéditas sobre biotecnologia e engenharia anaeróbia. O mercado brasileiro se encontrava muito afetado pelos inúmeros insucessos na construção e operação de biodigestores de lona em todo o país e estava praticamente parado e com baixíssima credibilidade. A partir das publicações de visitas técnicas em usinas de biogás de empresas parceiras na Alemanha no Portal do Biogás, o mercado brasileiro começou a reagir positivamente às novas tecnologias. Hoje diversas empresas nos países de língua portuguesa nos procuram para construir projetos.


Em 2016 criou a Virapuru Training Center, um projeto ambicioso de transferência de know How inédito de projetos bem sucedidos, estratégias econômicas e tecnologias de usinas de biogás, triagem, reciclagem e compostagem implementados em países de primeiro mundo para o idioma portugues. O grande diferencial do Projeto Virapuru é o fato de oferecer cursos e treinamentos através da internet para todo o mundo. Inúmeras empresas estão sendo criadas por alunos do Virapuru para atuar na área de saneamento ambiental.


Em março de 2020, depois de viver por 23 anos na Alemanha e disposto a desenvolver a indústria de engenharia reversa no Brasil voltou ao país. Escolheu a cidade de Salinópolis para viver e construir a tão sonhada sede do Virapuru Engenharia e Sustentabilidade. A empresa oferece serviços de engenharia para todo o setor de Saneamento Ambiental e será base para a criação de laboratórios de biogás, engenharia de materiais e treinamentos presenciais econômicos-tecnológicos estratégicos. Além disso, será o ponto de encontro de empreendedores sustentáveis alunos do Virapuru de todo o mundo.


O que vem pela frente

O desenvolvimento regional exige compreensão do meio e respeito às culturas. A Virapuru trabalha para implementar complexos industriais de tratamento de resíduos sólidos integrados à um sistema de formação profissional e conceitos de sustentabilidade. Através dos resíduos é possível gerar energia, fabricar commodities e desenvolver um agronegócio sustentável.


Chegou a nossa vez. Para todos que acreditam que é possível desenvolver nossa sociedade de forma sustentável, temos uma missão muito tão grande quanto louvável para fazer. Convido todos para contribuírem com a industrialização do setor de resíduos sólidos. Vamos transformar as economias lineares em circulares. Gleysson B Machado


Os projetos de complexos industriais representam um enorme potencial de negócios para as regiões onde serão construídos. Todos saem ganhando com isso.


Apesar do grande significado que esse projeto tem, está trabalhando com recursos próprios para trazer ao Brasil e à Amazônia, tecnologias que permitam o desenvolvimento sustentável da região. Para isso, trabalha fortemente na formação de novos profissionais na área ambiental, fomentando negócios sustentáveis e a inclusão de catadores de material reciclável nas indústrias do setor de resíduos sólidos.


Os complexos industriais da Virapuru podem mudar a vida de muitas pessoas em todos os países do mundo. O sonho de sustentabilidade do Gleysson segue vivo e muito forte, mas precisa da ajuda de outros anjos ou cometas da sustentabilidade para acontecer em outras regiões.


“Que Deus nos abençoe em nossas missões. Saudações sustentáveis!” Gleysson B Machado

123 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page