top of page

Jornada Sustentável

JORNADA SUSTENTÁVEL

Cadastre seus dados para fazer uma viagem no mundo de oportunidades do setor de resíduos sólidos!

Obrigado por entrar em contato! Salve nosso contato comercial@virapuru.com na sua conta para evitar que nossos emails sejam visto como spam.

PROBLEMAS E OPORTUNIDADES COM RESÍDUOS - COMO RECONHECER

Quais os problemas causados pelo lixo? Qual a melhor solução para os resíduos sólidos? Como reconhecer oportunidades de trabalho e negócios com resíduos sólidos?


Você já parou para pensar? Toda a atividade humana gera resíduos! Isso significa que onde existem seres humanos, existem pontos de geração de resíduos sólidos. Agora imagine, mais de 8 bilhões de pessoas no planeta gerando resíduos todos os dias!!! Dentro os diversos tipos de resíduos gerados, os orgânicos são produzidos em maior quantidade. Justamente os resíduos com maior potencial poluidor de terra, água e ar, que causam doenças e prejudicam a nossa qualidade de vida. Mas o que fazer com tanto lixo?


A regra geral dos negócios diz que onde existe um problema, existe um potencial negócio. Se o problema for tão grande que prejudique a vida das pessoas, então temos aqui um grande negócio. A oportunidade apresentada é coletar, transportar e destinar os resíduos de forma ambientalmente adequada. Países desenvolvidos conseguiram transformar o problema com o lixo em um setor industrial.


A destinação ambientalmente adequada dos resíduos é hoje um dos principais problemas ambientais do planeta. Não existe mão de obra qualificada suficiente para resolver este problema. A maior prova disso é a existência de milhares de lixões à céu aberto em vários países do mundo.


Hoje, existem diversas usinas de tratamento de resíduos em todo o mundo. Apesar de países como a Alemanha se destacarem em soluções, a grande maior parte dos países ainda é muito carente de profissionais realmente qualificados. Que possam apresentar soluções ao mercado que tem tanta demanda. De forma resumida, o grande problema é saber o que fazer com tanto lixo. Obviamente, a grande oportunidade é se especializar em soluções para este mercado global.


Quais os problemas causados pelo lixo?

Os problemas com resíduos sólidos começam quando não existe um gerenciamento eficiente desses materiais. Com isso, os resíduos começam a interagir com o meio onde foram descartados. Por exemplo, os resíduos orgânicos começam a apodrecer com o tempo. Se forem descartados em lugares inadequados, irão interagir com o meio.


Vejamos alguns dos principais problemas causados pela destinação inadequada dos resíduos sólidos:

  • Poluição do ar, água e solo: O lixo pode liberar gases e substâncias tóxicas que poluem o ar, a água e o solo. Esses gases podem ser prejudiciais à saúde humana e de outros animais.

  • Acúmulo de lixo: Se os lixos não forem descartados corretamente, eles podem acumular-se, ocupando espaço e criando focos de insalubridade. O acúmulo de lixo nas ruas é um dos grandes problemas em diversas cidades do mundo.

  • Doenças: O lixo pode conter doenças transmitidas por alimentos ou resíduos biológicos e causar doenças como infecções bacterianas, intoxicação alimentar, doenças transmitidas por vetores como mosquitos, ratos e outros animais e também doenças respiratórias como bronquite e asma.

  • Impacto ambiental: O lixo pode afetar a qualidade do meio ambiente, poluindo as águas e a terra e causando danos à fauna e à flora.

  • Aumento das emissões de gases de efeito estufa: O lixo que é queimado libera gases de efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global.

Qual a melhor solução para os resíduos sólidos?

Não existe uma solução única para o tratamento de todos os tipos de resíduos. Um bom exemplo é que, a reciclagem de papel utiliza a água como meio. Enquanto isso, a reciclagem de vidro utiliza fogo no seu processo.


Com o avanço dos conceitos da sustentabilidade, devemos tentar reutilizar ao máximo os materiais descartados como resíduos sólidos. Para isso, você precisa entender um pouco sobre o material que deseja trabalhar. Para cada material existirá uma tecnologia adequada de recuperação.


O PEAD - Polietileno de Alta Densidade pode ser reciclado e comercializado. Na usina de reciclagem da cooperativa Recicle a Vida | Rede Alternativa em Brasília, o PEAD é uma das mais importantes fontes de renda para todas as famílias de catadores que trabalham no projeto. (Foto: Gleysson B Machado)


Agora pare para pensar. Se cada material tem uma tecnologia adequada de recuperação ou reciclagem e cada um desses empreendimentos é uma oportunidade de negócios, quantos negócios existem? Exatamente. Uma infinidade. Mas como saber o que é melhor ou pior?


Como reconhecer oportunidades de trabalho e negócios com resíduos sólidos?

Uma oportunidade de negócio ou trabalho com resíduos sólidos acontece quando você identifica uma solução para um determinado tipo de material.


Contudo, não basta que essa solução seja tecnicamente viável. Ela precisa cumprir as exigências da regulamentação do mercado onde você pretende atuar. Por isso é importante que você tenha conhecimentos básicos sobre a legislação voltada para este setor na sua região.


As tecnologias e metodologias para solucionar problemas com resíduos sólidos são como um menu de opções. Você vai entender que tipo de tecnologia se usa em que momento e para resolver que tipo de problemas. A combinação desse conhecimento com a legislação do mercado que você escolheu atuar vai lhe permitir identificar corretamente grandes oportunidades.


O óleo de fritura de restaurantes pode ser reciclado. As Usinas de Reciclagem e Purificação de óleo são investimentos relativamente baixos e aplicáveis na maior parte das cidades. (Foto: Gleysson B Machado)



São muitos os players desse mercado. Catadores, cooperativas, sucateiros, recicladores, compostores, e muito mais. Qual o papel de cada um dentro desse mapa? Quais são seus interesses? Se você pretende entrar no mercado, precisa saber reconhecer seus parceiros e concorrentes. Isso vai facilitar muito a sua vida e evitar eventuais problemas desagradáveis.

Por último, mas não menos importante, a viabilidade econômica. Será que a solução identificada oferece o lucro que você está esperando? Você vai precisar entender, mesmo que com contas simples, como fazer uma balanço financeiro entre suas receitas e despesas.


Como se preparar para este mercado?

Existem duas formas para você se preparar. Na primeira você investe tempo e começa a pesquisar na internet cada um dos pontos citados anteriormente. A grande vantagem é que isso não vai lhe custar nenhum dinheiro a mais. São muitos conteúdos existentes. O grande problema é a falta de direcionamento e objetividade. Você nunca saberá quando estará pronto para fazer suas primeiras experiências.


O Prof Gleysson B Machado ministra cursos e treinamento há mais de 10 anos e está presente nos principais eventos sobre resíduos sólidos no Brasil e no mundo. (Foto: Gleysson B Machado)


Sabendo que seu tempo no planeta é limitado, você precisará de uma estratégia. Em vez de investir tempo em uma busca sem fim, vai investir dinheiro e aprender com a experiência de quem já estudou esse mercado. Isso vai lhe fazer economizar anos de vida. Quer ver? Responda a pergunta abaixo:


Quanto tempo de vida você economizaria se pudesse ser seu próprio mentor, e direcionar sua vida para chegar onde você está agora desde o início do seu trajeto?

A Virapuru Training Center preparou um curso especial para você que quer entender este mercado mas não tem tempo a perder. Clique AQUI para aprender de modo objetivo, simples e direcionado sobre a LEGISLAÇÃO GLOBAL SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS, AS FORMAS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, O MERCADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E A VIABILIDADE ECONÓMICA DAS SOLUÇÕES.




337 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page