Qual é o objetivo de um PGRS? Quais são os benefícios de um PGRS? Como colocar um PGRS em prática? Como eu me transformei em uma especialista em gerenciamento de resíduos sólidos?
Qual é o objetivo de um PGRS?
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS é um instrumento da lei 12305/2010. É um documento que comprova a capacidade de uma empresa gerenciar os próprios resíduos sólidos gerados em seu processo produtivo. Desde 2010, todas as empresas são obrigadas a comprovar essa capacidade por meio desse plano.
Se a empresa precisa comprovar a destinação ambientalmente adequada dos resíduos, é necessário que haja um profissional habilitado para isso.
Este PGRS trará uma proposta para destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos da Padaria e Confeitaria Flor da Primavera. Esse empreendimento se situa na cidade de Campinas, São Paulo. O objetivo foi entregar aos gestores um plano para implementação de novas práticas de descarte e destinação de resíduos sólidos. Dessa forma, o empreendimento será adequado às leis socioambientais.
A Padaria Flor de Primavera gerava resíduos como papel, papelão, óleo, plástico, metal, vidro e orgânico. O papelão era encaminhado para catadores de materiais recicláveis. O óleo era vendido para uma empresa especializada, assim como os metais. Os orgânicos, o plástico e o vidro eram encaminhados para o aterro sanitário. A disposição de determinados resíduos ao aterro sanitário, contraria o artigo 9º da lei 12305/2010. Nesse artigo, é estabelecida uma ordem de prioridade para os resíduos sólidos. Fica claro que materiais que podem ser reciclados, não devem ser encaminhados para o aterro sanitário.
Infelizmente, serão extraídas mais matérias primas da natureza para a confecção desses mesmos materiais que estão sendo desperdiçados. Por isso, surgiu a necessidade de fazer um PGRS dessa confeitaria. O documento foi elaborado por mim como trabalho de conclusão do curso Profissional Internacional em Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
A implementação do documento diminui a quantidade de resíduos encaminhados para o aterro, aumentando a sua vida útil. A coleta dos resíduos estará estimulando empreendimentos sustentáveis e levando mais qualidade de vida para a cidade.
Provavelmente, Campinas tem muitas empresas com a situação parecida. Uma pessoa não conseguirá resolver os problemas de todos, por isso o Virapuru está formando profissionais em todo o Brasil. Quer saber mais? Veja os nossos cursos aqui: Cursos
Quais são passos para elaborar um PGRS?
Com os conhecimentos do Treinamento Internacional em Gerenciamento de Resíduos Sólidos, identifiquei o problema. Com a base do curso, consegui entrar em contato com os gerentes do empreendimento para elaborar o plano. A imagem abaixo mostra a destinação dos resíduos sólidos antes da aplicação do PGRS:
O diagnóstico de resíduos sólidos permitiu identificar as falhas na destinação dos resíduos.
Com o diagnóstico elaborado, foi realizado o mapeamento e identificado o fluxo dos resíduos. A partir da gravimetria, conseguimos identificar a composição e a quantidade de resíduos gerados. Essas informações estão resumidas na figura abaixo:
Os resíduos de todos os setores da padaria, tais como bar e recepção, são encaminhados para a área de transbordo. Nessa área, é feita a separação dos resíduos e cada um terá a sua destinação. O plástico, o vidro e os resíduos orgânicos eram enviados para o aterro. A madeira era encaminhada para a reciclagem. O papelão para uma cooperativa. O óleo e o metal são encaminhados para ecopontos onde serão vendidos.
Como colocar um PGRS em prática?
A partir desse diagnóstico, mapeamento e da classificação dos resíduos foi feito um Plano de Ação. Os resíduos orgânicos, o vidro e o plástico, deveriam ter outro destino final. Para isso, contêineres e bombonas foram compradas para fazer a separação adequada desses materiais. A partir do mapeamento, foram identificadas empresas responsáveis pela coleta desses materiais.
Os resíduos serão separados na área de transbordo. Apenas os rejeitos serão encaminhados para o aterro sanitário. O plástico, o vidro e o papelão serão encaminhados para a cooperativa. Os resíduos orgânicos serão encaminhados para a Novaterra Ambiental. Todos os funcionários da empresa receberão treinamento para executar as novas práticas de descarte de maneira adequada.
Descubra como o PGRS pode trazer oportunidades para a vida das pessoas!
A gravimetria foi realizada a partir do diagnóstico dos resíduos gerados, no período de uma semana. O objetivo era mensurar as quantidades e para onde são destinados estes resíduos. Dessa forma, seriam propostas medidas corretivas e preventivas e um plano de educação ambiental.
A implantação deste PGRS visa transformar os processos de um descarte incorreto para um descarte consciente e correto. Assim, firmam-se parcerias e contratos definidos para a destinação ambientalmente correta. A monitoria estabelecida apoiará o desenvolvimento das etapas, sempre buscando a melhor forma de ajustes que se fizerem necessários.
As parcerias estabelecidas para a destinação ambientalmente corretas estão sendo realizadas junto a cooperativas de reciclagem do município de Campinas. De 14 cooperativas de catadores de recicláveis somente 2 delas recebem por recolher os resíduos conforme a PNRS estabelece. As demais recebem após venda do resíduo coletado e separado. Este empreendimento ao destinar seus resíduos sólidos a cooperativas de catadores, fomenta a inclusão social dentro do município.
Em Campinas existem aproximadamente 600 padarias e confeitarias, que geram grandes quantidades de resíduos sólidos, sejam orgânicos ou recicláveis. Por isso, justifica-se a elaboração de PGRS neste tipo de segmento para alcance dos objetivos da PNRS 12305/2010. Elaborar este PGRS confirma sua importância por ser um grande gerador de resíduos orgânicos e recicláveis que são destinados incorretamente.
O desenvolvimento sustentável que a população deve almejar, só se realizará com o desenvolvimento de mentalidades sustentáveis. Cada ser humano do planeta deve ser sensibilizado para este objetivo tão relevante.
Quer ter sucesso como a aluna Maria Lúcia?
Faça o curso Profissional Internacional em Gerenciamento de resíduos Sólidos!
Autora: Maria Lúcia Danieli Zullo é formada em Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa pela Unicamp e em Profissional Internacional em Gerenciamento de Resíduos Sólidos PIGRS pelo Virapuru Training Center. Desde 2015 a Maria Lúcia atua com foco no desenvolvimento sustentável visando contribuir com o planeta para que vidas sejam respeitadas. Aponta como um dos benefícios adquiridos em sua formação o desenvolvimento de mais inteligência e consciência na sua forma de consumo.