O que são biodigestores anaeróbios? Para que servem os biodigestores anaeróbios? Quais as aplicações para biodigestores anaeróbios? Como calcular a viabilidade econômica de biodigestores anaeróbios? Como se especializar em biodigestores anaeróbios? Informações para futuros consultores.
Utilizar o princípio natural de degradação da matéria orgânica como tecnologia, transforma biodigestores na solução perfeita para tratamento de resíduos. Isso ocorre justamente em um momento em que o mundo precisa resolver os diversos problemas causados pela poluição ambiental. Quanto mais problemas ambientais, mais a demanda se torna gritante e necessária.
Mas é na questão financeira que o biodigestor se torna uma vedete com grandes potenciais de ganho. É que os produtos resultantes do seu processo são indicados para a produção de energia e servem como insumo agrícola.
O que são biodigestores anaeróbios?
O processo de degradação da matéria orgânica ocorre de forma espontânea na natureza. Neste processo, as cadeias longas de moléculas presentes na matéria orgânica são quebradas gradualmente. Chegam a forma mais simples do carbono formando metano e dióxido de carbono além de outros gases. O que não degrada por completo fica diluído na água da própria matéria.
Biodigestores utilizam este princípio de forma otimizada, ou seja, fornecem condições de meio ideais para o processo.
Podemos dizer que biodigestores são tecnologias que aceleram o processo de degradação da matéria orgânica gerando biogás e biofertilizantes.
Para que servem os biodigestores anaeróbios?
As 3 principais funções do biodigestor determinam como estes serão utilizados. A depender da demanda e do cenários, estes serão utilizados para tratamento de resíduos orgânicos, geração de energia, produção de biofertilizantes ou todas as funções juntas.
Quais as aplicações para biodigestores anaeróbios?
Por não precisar de aditivos, se torna uma solução extremamente interessante para liquidar os problemas com resíduos. A princípio todo resíduo orgânico pode ser tratado. Contudo, a tecnologia precisará se adaptar às condições de meio e aos tipos de resíduos (substratos) utilizados.
Quando um projeto é voltado para a geração de energia ou produção de biofertilizante, o substrato utilizado é visto como um elemento de negócio. Há de se observar as condições de viabilidade técnica e econômica para a realização do projeto.
Como calcular a viabilidade econômica de biodigestores anaeróbios?
Por ser extremamente flexíveis, os biodigestores têm diferentes fontes de renda, a depender do cenário em que foram idealizados. As fontes de renda mais comuns são:
Tarifas para tratamento de resíduos orgânicos
Comercialização de energia térmica e elétrica
Comercialização de biofertilizantes
Venda de créditos de carbono no mercado internacional
Diminuindo custos operacionais em diferentes atividades da agroindústria
Como se especializar em biodigestores anaeróbios?
Apesar de ter um princípio claro, a engenharia para seu dimensionamento e funcionamento é algo bastante complexo. O processo de degradação ocorre devido a ação de milhares de bactérias que agem de forma interdependente e paralela.
O estudo do substrato é decisivo para a viabilização técnica do empreendimento. O estudo do cenário vai determinar o sucesso econômico do projeto. A viabilidade técnica e econômica vai atrair parceiros, investidores e aumentar a demanda por projetos.
O Treinamento VIABILIDADE ECONÔMICA DE PROJETOS COM BIODIGESTORES é voltado para futuros consultores demonstrarem soluções para resíduos, energia e biofertilizantes. Você será a figura principal em um mercado que pede soluções urgentes em meios a inúmeros desastres ambientais.
Imagine ter segurança e qualidade de vida que você e sua família merecem, ser reconhecido profissionalmente trabalhando no que ama. Quando as empresas com problemas ambientais lhe procurarem, você perceberá que não precisa mais se preocupar em encontrar um emprego.
Não adie mais o seu sucesso pessoal e profissional. Não procrastine sua felicidade e de sua família. Não coloque sua segurança financeira em risco por falta de competências profissionais. Conheça nosso treinamento para calcular a VIABILIDADE ECONÔMICA DE PROJETOS COM BIODIGESTORES.